abnTeX2

by Rafael Beraldo

Como estudante em uma universidade brasileira, sou eternamente grato ao LaTeX pela ajuda com a tipografia dos meus trabalhos e relatórios e ao (finado) projeto abnTeX pela ajuda com as normas para trabalhos científicos da ABNT.

O projeto abnTeX (ABsurd Norms for TeX) não recebia contribuições ao código desde 2006, no entanto, o que o tornava desatualizado em relação às normas da ABNT. Além disso, o código tinha alguns bugs e incompatibilidades com outros pacotes.

Por isso, foi com grande felicidade que descobri o projeto abnTeX2, liderado pelo Lauro César, da UnB. O novo pacote para LaTeX é baseado na classe memoir, a minha preferida, e uma das classes mais completas para o LaTeX.

Logo do abnTeX2

Para instalar o pacote no Arch Linux usando o yaourt, rode:

yaourt -S abntex2

Para mais informações sobre como instalar na sua distro, consulte a wiki do projeto abnTeX2.

Li brevemente o manual do pacote, que é bastante completo, e notei algumas mudanças em relação ao antigo pacote abntex. Muitas novidades que eu esperava estão lá, incluindo suporte ao XeLaTeX (e fontspec), ambientes para errata e ficha catalográfica e a nova posição para rótulos e legendas.

Irei testar o pacote durante esse ano letivo para tipografar trabalhos meus e de colegas. Posso até, eventualmente, publicar aqui um pequeno tutorial sobre o pacote, incluindo hacks que descobrir ou desenvolver.

Happy LaTeXing!