GNU MediaGlobin

by Rafael Beraldo

Pelo blog da Free Software Foundation (FSF) conheci o fantástico MediaGlobin, um sistema livre de compartilhamento de imagens, vídeos e áudio. Do site do projeto:

O GNU MediaGlobin é um sistema livre de publicação de mídia para imagens, vídeo e áudio. Estamos planejando suporte a descentralização e grande extensibilidade. Pense nele como um substituto para sistemas como o Flickr, o YouTube ou o SoundCloud que qualquer um pode executar.

Suporte o projeto e ganhe recompensas!

A página de doações tem um ótimo vídeo que discute o que o projeto é, mas também algumas ideias sobre como a Internet funciona. Por uma questão de design, a Internet é descentralizada; por isso, se um computador perde sua conexão, os outros computadores ainda conseguem se comunicar. Por outro lado, muitas das aplicações que usamos, como o YouTube ou o Flickr, são centralizadas. Mas o que aconteceria com todas as suas fotos se o Flickr sumisse? E com os seus vídeos, se o YouTube deixasse de existir?

O MediaGlobin parece ser um projeto bastante sólido, que surgiu para preencher um problema real cuja tendência é crescer. Para os usuários da Internet, a centralização significa maior poder em um só lugar. Com as legislações que vêm sido aceitas ao redor do mundo, como na França, essas ferramentas descentralizadas são cada vez mais bem-vindas.

Mas não se deixe enganar pela palavra “descentralizado”. Como explicado no vídeo acima, o MediaGlobin será descentralizado como o serviço de email é atualmente, ou seja, todos podemos trocar mensagens como se estivéssemos na mesma rede, mesmo que as pessoas usem serviços de email diferentes. Assim, embora o conteúdo possa estar espalhado pela rede, poderemos acessá-lo como se estivesse todo num mesmo lugar.

Iniciativas como o GNU MediaGlobin são fundamentais para o futuro da Internet. Como muitas coisas no mundo real, a tendência parece ser a descentralização e divisão dos recursos. A educação e uso do software livre tem um papel central nesse futuro e é legal saber que já estamos nos preparando.

Gatos jogando ping pong.